Sem nenhum conhecimento prévio da realidade, mas animadas pelo zelo missionário e absoluta confiança em Deus, no dia 29 de março de 1.949, as pioneiras Irmãs Catequistas franciscanas: Maria Bona e Maria Romani chegaram em Rondonópolis, como a casa ainda não estava pronta, foram acolhidas na casa do Senhor Benedito Nogueira.
No dia 18 de abril, as recém chegadas Irmãs, mudaram, com o quase nada que trouxeram, para a modesta, rústica e pequena casa de pau-a-pique, de chão batido e ainda sem portas, mas construída com  o esforço de Dom Wunibaldo e da comunidade, no local onde atualmente é o salão da escola. Faltavam panelas, fogão, água e sanitários. O uso das latas foi importante tanto para preparar e servir os alimentos.
No final de 1.949, Irmã Maria Ossemer chega para reforçar a missão.
A assistência religiosa era dada pelas Irmãs e os Padres que vinham de Fátima de São Lourenço ou de Chapada dos Guimarães.
 Até 1.948 em Rondonópolis, existia somente uma professora a Senhora Arolda Duete, ela dava aulas particulares em sua casa.
A partir de 1.949, foi criada e entregue nas mãos das Irmãs catequistas Franciscanas a Escola Estadual que recebeu o nome de “Escolas Reunidas Cândido Mariano”. No dia 01 de abril do mesmo ano, início as aulas com 100 alunos, terminando o ano com 123 alunos.
De 1.952 a 1.954, Irmã Amália Cristofolini foi nomeada a primeira diretora das Escolas Reunidas devido ao crescente número de alunos.
De 1.955 a 1.960 a diretora foi Irmã Clorinda Damaté, neste período teve início o Normal Regional por causa do empenho e coragem da atual diretora.
De 1.961 a 1.962 assume a direção Irmã Irma Girardi, que dá continuidade aos projetos iniciados por Irmã Clorinda.
Em 1.963, Irmã Elza Giovanella, trabalhou, incansavelmente, em prol do ensino e da comunidade. Aconteceu a primeira formatura do Normal Regional.
De  1.964 a 1.966 a diretora foi a Irmã Maria Vander Lindi, período em que foi criado o curso Normal na Escola Sagrado Coração de Jesus que possibilitou a formação de bons professores para atender a expansão da educação em Rondonópolis.
De 1.967 a 1.969 assume a direção Irmã Maria de Lurdes Gacho, que com o crescente número de matrículas foram construídas mais duas salas de aula e também com a Diretoria de Pais e Mestres foi construído nas dependências da Escola um poço semi-artesiano que foi inaugurado em agosto do mesmo ano. Em 1.967, iniciou o curso normal de férias, onde atendeu a formação profissional de professores das diversas regiões vizinhas, funcionando em três períodos a escola ofereceu os cursos primários, ginásio, normal e escola Técnica de Comércio. E por dois anos o curso de madureza ginasial.
Em 1.974, nos dias 21,22 e 23 de junho o Colégio Sagrado Coração de Jesus completou 25 anos de existência, fizeram uma comemoração. Foram dias de recordações, emoções e reencontro de velhos amigos. Todos admirados pelo progresso.
De 1.981 até 19 de fevereiro de 1.995 Irmã Gema Domênica Fornaziêr assume a Direção da Escola Sagrado Coração de Jesus, em tempos difíceis e de políticas autoritárias. O descaso e a violência foram armas usadas para intimidar e executar líderes na Educação. Irmã Gema assume uma postura evangélica e forma consciência, estuda e mantêm uma educação crítica, voltada para a cidadania. Segundo Irmã Gema “Nós educadores lutamos com esperança de romper o círculo que aprisionam a vida, pois visamos construir através da Escola, uma sociedade mais justa, mais honesta e mais humana.”
De 20 de fevereiro de 1.995 a 1.997 assume a direção Irmã Nadir Martins Borges, ela trabalha incansavelmente para dinamizar a escola e implantar a PJE (Pastoral da Juventude Estudantil) na Escola  Sagrado Coração de Jesus e nas demais escolas religiosas.
De 1.998 a 2.004, a Irmã Francisca Francis Pereira assume a direção. Irmã Francis empenha-se na formação e espiritualidade. Cria laboratório de informática. Faz grande reforma no auditório com a aquisição de cadeiras confortáveis.
De 01 a 05 de maio de 1.999 a comunidade escolar se reúne para comemorar suas Bodas de Ouro: 50 anos de existência. Foi um  reencontro, cheio de emoção e muita alegria. A novidade mais visível foi à troca do visual da porta de entrada da Escola. Deu destaque o nome da Escola e o visual moderno trouxe beleza ao ambiente.
De 2005 a 26 de março de 2013 assume a direção a Irmã Maria de Fátima Lopes de Lima, com dinamismo e tem como diferenciador na educação a espiritualidade.
Amplia o laboratório de informática, organiza a biblioteca, criando seu cantinho da leitura, constrói rampas para facilitar o direito de ir e vir. Reformou e adaptou a cozinha. Fez um caprichado estacionamento de carros, construiu um parque infantil. A congregação entre novembro e dezembro em 2007 fez a reforma e construiu as arquibancadas da quadra de esportes.
Atualmente encontra-se na direção a Irmã Maria de Fátima de Souza, que com muita dedicação está  prosseguindo com os trabalhos e projetos da Escola.
É necessário lembrar que todas as melhorias e reformas feitas por todas as diretoras só foram possíveis, através do sacrifício e a  colaboração da comunidade escolar e a dedicação do CDCE, que  através da colaboração mensal, das promoções e também das verbas do PDE e PDDE. Graças a esta ajuda também se pode expandir o projeto pedagógico, com vários projetos assumidos em sala de aula como: “Nas asas da Leitura”, “Transitando com segurança”,"Prata da casa”, “Apoio para o I Ciclo: Desafios no processo de construção da leitura e da escrita”, “Sala de Professor”,”Momento Cívico”, “Escola de Pais”, “Xadrez humano”, “Articulação”, “Lixo no lixo”, “Semana de Mato Grosso”, “Formação Continuada dos Profissionais da Educação”, “Antologia – Produção de texto e leitura”, “Biblioteca Escolar”, “Leitura Prazer”, “Interclasse”, “Interdança”, “Acolhida”,”Apoio para o II Ciclo”, “Contador de Histórias”,”Gincana Bíblica” e “Jogos Cooperativos”.

Seguidores